GPES - Grupo de Pesquisa em Estilo de Vida e Saúde

Projetos

Projeto ATITUDE
Coordenador: Jorge Bezerra

Atualmente, dispõe-se de um considerável corpo de evidências sobre a importância da atividade física e outras condutas de saúde para manutenção de um estilo de vida saudável. No entanto, estudos internacionais e nacionais indicam que grande parte da população se encontra exposta a níveis insuficientes de atividade física e outros comportamentos de risco para saúde (hábitos alimentares inadequados, alcoolismo, tabagismo, uso de drogas ilícitas, dentre outros).

Além disso, estudos mostram que comportamentos adotados durante infância e adolescência tendem a se perpetuar nas fases adultas. Um estudo comparativo realizado com estudantes do ensino médio do Estado de Pernambuco em 2006 e 2011 evidenciou uma diminuição significativa dos estudantes que atendiam as recomendações de atividade física para saúde, por outro lado observou-se nestes estudantes um aumento da exposição aos comportamentos sedentários.

Diante do exposto, o objetivo deste projeto de investigação é analisar a tendência temporal em relação à prática de atividades físicas, comportamentos sedentários e outros fatores de risco à saúde em adolescentes estudantes do ensino médio do estado de Pernambuco. Nesse sentido, pretende-se repetir o levantamento de base populacional e abrangência estadual (estudo transversal) que foi conduzido em 2006 e 2011, de modo a permitir análises de tendências considerando o intervalo de cinco anos (2006-2011-2016).

A realização do estudo permitirá, inicialmente, a identificação da situação atual quanto à prevalência de exposição aos comportamentos de risco; além disso, mediante comparação dos estudos transversais repetidos, será possível verificar a tendência de modificação na frequência de exposição a estes fatores e, por conseguinte, a avaliação das ações desenvolvidas para lidar com os problemas identificados em 2006 e 2011.

Projeto ELOS-PRÉ
Coordenador: Mauro V. G. de Barros

O Estudo Longitudinal de Observação da Saúde e do Bem-Estar em Crianças Pré-escolares (Projeto ELOS-Pré) tem como objetivo ampliar o corpo de conhecimentos nas questões da inter-relação estilos de vida e saúde em crianças da fase pré-escolar até o ingresso na fase escolar. Trata-se de um estudo longitudinal,com três inquéritos realizados bianualmente (2010, 2012, 2014). Foi conduzido com crianças em idade pré-escolar (3 a 5 anos) matriculadas em escolas de educação infantil da rede pública e privada da região metropolitana da cidade do Recife.

As coletas de dados foram realizadas no segundo semestre de cada ano (agosto a novembro). Os dadosdos pais e da criança, sobre moradia, período de gestação, atividade física, tempo de tela, alimentação, hábitos de higiene, indicadores de saúde da criança, informações pessoais e comportamentais dos pais, imagem corporalforam extraídas de um questionário previamente testado e aplicado mediante entrevista face a face com os pais ou responsáveis legais das crianças. Os dados sobre nível de prática de atividades físicas e exposição a comportamentos sedentários também foram coletados por meio de sensores de movimento. Além disso, foram aplicados outros instrumentos (Inventário para avaliação do ambiente comunitário), testes (Soplay; Test of Gross Motor Development-2 (TGMD-2); Teste de coordenação motora (KTK)) e realizadas outras avaliações (ambiente escolar, medidas antropométricas, saúde bucal, pressão arterial).

Projeto Eugeron
Coordenador: Mauro V. G. Barros

EFETIVIDADE DE INTERVENÇÕES PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE EM IDOSOS FRÁGEIS E COM DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DO RECIFE: ENSAIO COMUNITÁRIO RANDOMIZADO

O processo de envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. As alterações inerentes ao processo do envelhecimento favorecem o aumento da prevalências das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e o estado de maior vulnerabilidade, agravante para as chamadas síndromes geriátricas, dentre as quais, destaca-se a síndrome de fragilidade. Intervenções têm sido propostas no sentido de atenuar tal condição, destacando a prática de exercício físico enquanto aspecto protetor para as DCNT e determinantes da fragilidade. A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa recomenda que sejam utilizados recursos para o cuidado desta população no âmbito da Atenção Básica à Saúde (ABS). Para tanto, o presente projeto pesquisa objetiva analisar a efetividade e o processo de intervenções para promoção da saúde em idosos frágeis e com DCNT na ABS do Recife.
Espera-se enquanto produtos finais:levantamento do perfil sociodemográfico e de saúde; identificação da prevalência de DCNT, da síndrome de fragilidade, e,seus fatores associados; desenvolvimento e análise das intervenções (efetividade e processo) de promoção da saúde para os idosos na ABS do Recife.
 
 

Projeto Sacode
Coordenador: Mauro V. G. Barros

O projeto SACODE tem como foco o desenvolvimento de um estudo de intervenção delineado com o objetivo de analisar o efeito de diferentes esquemas de oferta de aulas de Educação Física em escolas de educação integral sobre três desfechos principais: a exposição a comportamento sedentário, a função cognitiva e o desempenho acadêmico. Para alcançar este objetivo, propõe-se a realização de ensaio comunitário fatorial, randomizado e de base escolar (school-basedfactorialtrial) no qual os estudantes de ensino médio de escolas de educação integral serão expostos a quatro regimes de oferta de aulas de Educação Física, sendo um deles o esquema tradicional (2 aulas semanais) que representará no ensaio a condição ‘controle’. Os demais esquemas são: (1) ampliação do número de aulas de duas para quatro aulas/semana; (2) manutenção do número de aulas, com oferta de ações de treinamento e engajamento de pessoal para os professores das escolas; e, (3) combinação dos esquemas 1 e 2. A hipótese estabelecida é de que serão observados efeitos nos três desfechos (redução do comportamento sedentário e melhoria da função cognitiva e do desempenho acadêmico) em qualquer um dos esquemas (1, 2 e 3) quando comparado à condição controle. Estudos recentes, inclusive investigações realizadas no estado de Pernambuco pelo grupo de pesquisadores que propõem este projeto, sugerem que há uma elevada proporção de adolescentes expostos à inatividade física (cerca de um terço), padrão alimentar inadequado (~50%) e exposição a comportamento sedentário (~50-60%). Estudantes do ensino médio que vivem em grandes cidades e que frequentam escolas públicas constituem um subgrupo exposto a maior vulnerabilidade exigindo a investigação de estratégias adequadas de intervenção. A intervenção proposta neste projeto de pesquisa é de fácil disseminação e adoção, por isso é importante avaliar se a mesma é também efetiva. Os resultados do estudo podem auxiliar também o desenvolvimento de insumos e tecnologias de apoio às ações desenvolvidas no âmbito do Programa Saúde na Escola.

Informações: www.gpesupe.org/sacode/

Projeto SUS+ATIVO
Coordenador: Mauro V. G. Barros

A promoção da atividade física vem ocupando um lugar de destaque nas políticas públicas de atenção à saúde, tanto no cenário nacional quanto no mundial. As ações relacionadas à promoção da atividade física passaram a ser consideradas como um importante elemento caracterizador da integralidade na atenção à saúde.

Apesar deste destaque, pouco se conhece sobre como estas políticas estão se materializando em programas e intervenções adequadamente estruturados, principalmente no tocante às ações desenvolvidas no âmbito dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASFs) e da Rede Nacional de Atividade Física (RNAF).

O objetivo do presente estudo é avaliar os programas e intervenções para promoção da atividade física desenvolvidas pelos NASFs e na RNAF no estado de Pernambuco. Secundariamente, analisar as competências conceituais, atitudinais e procedimentais dos profissionais envolvidos na operação destes programas e intervenções. Dados sobre a gestão dos programas e intervenções para promoção da atividade física e as competências para atuação profissional, além da participação dos usuários nos programas e intervenções. Dados coletados mediante visitas aos serviços e por meio da utilização de instrumentos específicos. A população será constituída por profissionais de saúde que atuam nos NASFs do estado de Pernambuco e nos projetos municipais da RNAF, além dos usuários que utilizam os serviços.

Espera-se que com os resultados deste estudo seja possível orientar de modo mais preciso as necessidades de formação continuada para os profissionais que atuam na atenção básica à saúde e, principalmente, identificar estratégias que possam ser empregadas para aperfeiçoar o atendimento à população em um tema prioritário na Política Nacional de Promoção da Saúde: a promoção da atividade física.

Desenvolvido pela Prática