GPES - Grupo de Pesquisa em Estilo de Vida e Saúde

GPES/UPE

ilustração

O Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde (GPES) foi criado e certificado pela Universidade de Pernambuco (UPE) em 2004. O GPES é um grupo de pesquisa que dá suporte aos Programas de Pós-graduação em Hebiatria e em Educação Física, absorvendo entre os seus participantes uma ampla gama de profissionais de saúde (educadores físicos, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e dentistas). É um grupo de pesquisa da grande área das ciências da saúde e que funciona na Escola Superior de Educação Física da UPE.

O GPES desenvolve estudos com o objetivo de expandir o corpo de conhecimento quanto à inter-relação entre estilo de vida e uma série de desfechos de saúde. A ideia principal que orienta os esforços científicos realizados no GPES é o de prover o setor público e privado com conhecimentos, soluções e inovações que ajudem a oferecer melhores serviços sociais para diferentes segmentos populacionais: crianças, adolescentes e adultos. Um dos principais focos do GPES é a investigação da relação entre atividade física e saúde, por isso, a maioria dos pesquisadores e estudantes participa de projetos na área de epidemiologia da atividade física. Qualidade de vida, bem-estar, medidas de exposição a condutas de risco à saúde e intervenções constituem outras importantes temáticas de pesquisa. O grupo também tem interesse em estudar a efetividade de intervenções que promovam atividade física em escolas, locais de trabalho e em outros contextos de vida.

Nossa Missão

Atuar em colaboração e parceria com grupos, institutos e núcleos de pesquisa da própria UPE e de outras IES nacionais e internacionais, com o intuito de desenvolver estudos multidisciplinares no âmbito da inter-relação “estilos de vida - saúde”, apoiando órgãos públicos e entidades do setor produtivo a realizarem intervenções populacionais para promoção da saúde.

Nossos Valores

Realizar investigações científicas com elevado nível de qualidade, respeito aos princípios e diretrizes éticas na pesquisa com seres humanos, maximização na aplicação de recursos e aproximação das ações de pesquisa à realidade da intervenção profissional no âmbito da inter-relação “atividade física - saúde”.

Nossa Visão

Ser reconhecido pela sociedade e por instituições de pesquisa nacionais e internacionais como um grupo de pesquisa produtivo, inovador, ético e comprometido com o desenvolvimento de estudos relativos às principais demandas sociais no âmbito da inter-relação “estilos de vida - saúde”.

Desenvolvido pela Prática