Apresentação do projeto

Visando desenvolver estratégias inovadoras para enfrentamento da epidemia de sedentarismo, propõe-se o desenvolvimento do Projeto SACODE cujo objetivo primário é determinar a efetividade de intervenções realizadas a partir das aulas de educação física escolar no sentido da redução do comportamento sedentário e melhoria da função cognitiva e do desempenho acadêmico de estudantes adolescentes.

O desenvolvimento do projeto sera nas 11 escolas de educação integral que fazem parte da Gerência Regional de Educação (GRE) Vale do Capibaribe, sendo que nove escolas serão alocadas nas três condições experimentais que serão testadas e duas serão alocadas na condição controle. Trata-se de um delineamento experimental definido como um ensaio fatorial comunitário de base escolar.

Saúde

A exposição a comportamentos de risco à saúde tem repercussões negativas nos indicadores de saúde física e mental, podendo ser observadas ainda na juventude ou com o avanço da idade.

Leia mais

Cognição

Estudos recentes apontam também que o tempo em atividades sedentárias está fortemente associado a baixos níveis de cognição e de desempenho acadêmico.

Leia mais

Desempenho escolar

Estudos de intervenção revelaram que a prática de atividades físicas parece ser um fator positivo para melhoria de algumas habilidade cognitivas e do desempenho em matemática.

Leia mais

Sobre o SACODE

SACODE, acrônimo para Saúde, Cognição e Desempenho Escolar, é um projeto que pretende, em parceira com a Secretaria de Educação do estado de Pernambuco, em especial a GRE Vale do Capibaribe, desenvolver e testar propostas de intervenção para a Educação Física escolar que poderão, posteriormente, ser disseminadas para as demais escolas da rede.

Informações para Contato

Endereço: Arnóbio Marques, 310, Santo Amaro, Recife - PE, Brasil. CEP: 50100-130.
Email: sacodegpes@gmail.com
Telefone: +55 (81) 2101-0101

Apoio