Apresentação do projeto

O projeto SACADE faz parte de um rol de projetos propostos pelo grupo de pesquisas em estilo de vida e saúde GPES, sob coordenação do Prof. Dr. Mauro Virgílio Gomes de Barros.

Visando desenvolver estratégias inovadoras para enfrentamento da epidemia de sedentarismo, propôs-se o desenvolvimento desse projeto cujo objetivo primário foi determinar a efetividade de intervenções realizadas a partir das aulas de educação física escolar no sentido da redução do comportamento sedentário e melhoria da função cognitiva e do desempenho acadêmico de estudantes adolescentes.

A proposta do estudo foi baseada na hipótese de que o aumento do numero de aulas combinado a oferta de informações para os professores (estratégias e metodologias) sobre a atividade física e tudo que a permeia, poderia ser mais efetivo no processo do que apenas uma das intervenções isolada.

O desenvolvimento do projeto ocorreu em 11 escolas de educação integral que fazem parte da Gerência Regional de Educação (GRE) Vale do Capibaribe, onde foram realizados 6 encontros abordando temas relativos a atividade física e comportamento sedentário, cognição, saúde mental, alimentação saudável e qualidade de sono.

Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UPE. Trata-se de um delineamento experimental definido como um ensaio fatorial comunitário de base escolar.


Missão

Atuar em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, em especial a GRE Vale do Capibaribe, com objetivo de desenvolver e testar propostas de intervenção para a Educação Física escolar que poderão, posteriormente, ser disseminadas para as demais escolas da rede.

Saúde

A exposição a comportamentos de risco à saúde tem repercussões negativas nos indicadores de saúde física e mental, podendo ser observadas ainda na juventude ou com o avanço da idade.

Leia mais

Cognição

Estudos recentes apontam também que o tempo em atividades sedentárias está fortemente associado a baixos níveis de cognição e de desempenho acadêmico.

Leia mais

Desempenho escolar

Estudos de intervenção revelaram que a prática de atividades físicas parece ser um fator positivo para melhoria de algumas habilidade cognitivas e do desempenho em matemática.

Leia mais

Financiamento

A realização desse projeto contou com o apoio das seguintes instituições de fomento à pesquisa





Sobre o SACODE

SACODE, acrônimo para Saúde, Cognição e Desempenho Escolar, é um projeto que pretende, em parceira com a Secretaria de Educação do estado de Pernambuco, em especial a GRE Vale do Capibaribe, desenvolver e testar propostas de intervenção para a Educação Física escolar que poderão, posteriormente, ser disseminadas para as demais escolas da rede.

Informações para Contato

Endereço: Arnóbio Marques, 310, Santo Amaro, Recife - PE, Brasil. CEP: 50100-130.
Email: sacodegpes@gmail.com
Telefone: +55 (81) 2101-0101

Apoio